quinta-feira, 27 de março de 2014

31. FÁTIMA FERREIRA

“Porto das Camélias” / Técnica Mista/ 1000,00€


PORTO CIDADE DAS CAMÉLIAS

No mapa turístico oficial, com o título, Porto cidade das Camélias da Câmara Municipal do Porto, lê-se:

"O Porto foi a primeira cidade da Europa a ser conhecida como a "Cidade das Camélias".
Originárias da Ásia, é ao Porto que se deve a entrada destas flores com história  no Norte de Portugal e Galiza no séc. XIX. Podemos encontrar Camélias em quase todos os jardins e espaços verdes da cidade, em espaços públicos, nos cemitérios, nas casas. Para conhecer todo este universo, convidámo-lo a visitar estes locais assinalados “neste” roteiro, e assim admirar de perto estas flores que dão cor e vida à cidade durante os meses de outubro a abril”
http://www.visitporto.travel/Lists/ISSUUDocumentos/Mapa-Roteiro-2014.pdf



Nasceu no Porto em 1958. Foi professora de Educação Visual e Tecnológica durante cerca de 20 anos. Frequentou, no final dos anos 70, o atelier do escultor e ceramista Mário Ferreira da Silva onde executou alguns trabalhos em cerâmica. Mário Ferreira da Silva foi seu professor e mestre tendo influenciado definitivamente a sua sensibilidade artística.
Apaixonada por arte, recentemente dedicou-se à escultura e pintura. Na pintura utiliza diversos tipos de temas, tintas e técnicas que vão para além das convencionais. Mostra na tela os seus verdadeiros sentimentos poéticos através da sua criatividade, versatilidade e espontaneidade.
Exposições:
Exposição coletiva Junho 2011 – Clube Literário do Porto;
Exposição coletiva Dez2011/Jan2012 – Exposição de Pintura da Engenho e Obra – Associação para o Desenvolvimento e Cooperação ONGD no ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto;
2º Salão Internacional de Arte da Galeria Vieira Portuense Abril 2012;
Exposição coletiva com o tema "Pintar o Porto", na Galeria Vieira Portuense, Junho 2012;
Exposição coletiva prémio galeria Cais Art’s Project, no Auditório Municipal de Vila do Conde, Agosto 2012;
Exposição coletiva 3º encontro internacional de arte ao Redor do Touro no Ecomuseu de Montalegre, Setembro 2012;

Exposição coletiva, como artista convidada, no âmbito da homenagem a Carlos Paredes – Tertúlia – Sarau na Igreja Românica de Airães, Felgueiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário