sábado, 1 de março de 2014

13. Rosa Vaz

"Azul de Porto"/ Acrílico s/ tela / 50x70 cm/ 500,00€

Nasceu em Malange, Angola. Desde cedo manifestou o gosto pela Arte: desenho, pintura, dança, música e poesia.
Filha de pai originário de Monção, no Norte de Portugal e de mãe angolana de Huambo, teve a sua infância em Angola, Malange onde nasceu. Veio para Portugal na altura da guerra civil de Angola e foi viver para Monção, onde estudou no liceu até partir para o Porto para a Universidade e depois mudaria seu rumo para Braga onde concluiu os estudos e se radicou.
Dedica-se à pintura, poesia e à promoção da Lusofonia.
Pertence a vários grupos de promoção/ divulgação Cultural. Faz parte da ACAPL, (associação cultural de promoção da cultura portuguesa e Lituana); é artista do Projecto Artáfrica da Fundação Calouste Gulbenkian.
Expõe há mais de 25 anos e está representada em várias colecções particulares e públicas em Portugal e noutros países.
Expôs em Monção, Melgaço, Vigo, Corunha, Villa Garcia de Arosa, Ferrol, Santiago de
Compostela, Guimarães, Porto, Esposende, Lisboa, Caminha, Valença, Montemor-o-Novo, Póvoa de Lanhoso, Coimbra, Vieira do Minho, Fafe, Braga, Barcelos, Sousel, Viana do Castelo, Bragança, Vilnius, Newark e vários outros locais…
Representa a sua actividade artística através da pintura acrílica, aguarela, pintura cerâmica e murais cerâmicos e ilustração de livros.
As suas raízes africanas e o registo do movimento das cidades temperam as suas temáticas exaltando os vermelhos e laranjas, ou os azuis e ocres, cores terra, castanhos e amarelos como se de sílabas pintadas se tratasse.

“Pintar é escrever o mistério da imaginação” Rosa Vaz

Rosa Vaz tem novo projeto em parceria com a estilista Helena Cordeiro, onde a sua pintura poderá ser vestida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário